CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

PDT filia ex-candidato do MDB

Anunciada a filiação do médico Anibal Dário ao PDT

07 Fevereiro 2026 | Sábado 10h39
A construção que o deputado estadual Rodrigo Minotto, presidente estadual do PDT, vem fazendo na região chama a atenção. Nesta semana ele anunciou a filiação do médico Anibal Dário, que foi candidato a prefeito pelo MDB nas últimas eleições municipais. Ele será candidato a deputado estadual, assim como Minotto.

O que pode parecer estranho porque Minotto escala um concorrente direto à vaga qe pleiteia reconquistar na Assembleia Legislativa, se trata de uma estratégia minuciosamente calculada. Isso porque se Anibal for apenas cabo eleitoral pode agregar algo como 1 mil votos para Minotto, mas se for candidato pode fazer bem mais do que isso e consequente somar à favor da legenda. E Minotto será o mais votado do PDT, o que lhe garante que cada voto na legenda lhe ajuda.

Já para Anibal Dário existe possibilidade de fazer uma voação tão boa a ponto de ficar com a seguda vaga, se o PDT somar pelo menos 150 mil votos entre todos os 41 candidatos a deputado estadual a serem lançados. Afora isso Anibal pode demarcar território para disputar a prefeitura de Criciúma, em 2028, pela sigla.Isso é real, pois em 2020 foi o segundo colocado com 10 por cento dos votos.

CÁLCULOS
O PDT calcula que somando 80 mil votos alcança os 80 por cento da votação de uma legenda, hoje estimada em 106 mil votos. Com isso garante a reeleição de Minotto com proximo de 30 mil votos, o mesmo que ele fez nas últimas eleições.
João Paulo Messer
Jornalista