CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Ctrl+C no cofre público

GAECO aperta o cerco a licitações sob suspeita em Santa Catarina

Quando o edital copia e cola, a investigação entra em campo..
06 Fevereiro 2026 | Sexta-feira 08h16

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (6), a Operação Control C - Fase II, que investiga fraudes em licitações públicas envolvendo municípios catarinenses.

A ação, conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina, cumpriu dez mandados de busca e apreensão em Araranguá, Criciúma, Florianópolis, Palhoça, Sangão e Tubarão.

As investigações apontam para a atuação de uma suposta organização criminosa ligada a uma empresa de software, contratada por prefeituras por meio de processos licitatórios supostamente direcionados.

Segundo o apurado, integrantes da empresa elaboravam Termos de Referência com exigências técnicas moldadas para favorecer a própria contratada, inclusive nas provas de conceito.

A apuração também identificou que funcionários auxiliavam municípios na rejeição de impugnações feitas por concorrentes, prática que viola a autonomia administrativa do poder público.

Após a primeira fase da operação, foram constatadas irregularidades semelhantes na contratação da empresa pelo município de Sangão.

O material apreendido será periciado pela Polícia Científica e analisado pelo GAECO para aprofundar a investigação e identificar outros envolvidos.