CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Maduro preso, EUA comanda a Venezuela

Editorial: O socialismo é uma belíssima tese, o problema é quando ele é uma farsa.

05 Janeiro 2026 | Segunda-feira 07h00
Era sabido. Iria acontecer mais cedo ou mais tarde. A invasão americana com captura do presidente venezuelano Nicolas Maduro aconteceu na madrugada de sábado.
Pronto: tem assunto para o debate político já na largada do novo ano.
Afinal, é invasão para salvar a população venezuelana de um ditador sanguinário ou é apropriação de um território rico em petróleo por uma das maiores potencias econômicas do mundo, aproveitando-se de um momento de fragilidade desta nação?
Tem versões e interpretações prá todos os gostos e correntes de pensamento.
Muito provavelmente nenhuma nem outra estará totalmente certa. Em todas há poréns. Detalhes que fogem à nossa capacidade de acompanhar um fato internacional desta magnitude.
 
É óbvio que o brasileiro deve estar se perguntando intimamente: ?e eu tenho o que a ver com isso??   Até onde vou ser afetado?
 
O fato é que nós já vínhamos sendo afetados com a situação da Venezuela. Alguns até beneficiados, contratando mão de obra mais barata, por exemplo.
 
Outra pergunta que muitos devem estar se fazendo, especialmente, se estão mais interessados nestes joguetes geopolíticos é se estamos diante de uma terceira guerra mundial.
Sinceramente acho que não. Acho. Nada mais do que achismo. Achismo que vem do que li e ouvi nestas últimas horas de especialistas no assunto. Nem eles têm unanimidade na opinião. A cada um que fala ou escreve abre mais e mais espaços à interpretações.
 
Mas para resumir o que eu penso, é:
Primeiro que o foco do noticiário vai sair um pouco aqui do Brasil e das nossas mazelas. E sai desse debate polarizado aqui sem deixar de ser polarizado. É que nós estamos sintonizados com o mundo que está polarizado. A única coisa é que os nossos personagens aqui são outros.
 
Em segundo lugar, é que tem muita gente que vai se aproveitar deste momento. Procura sair do foco e redefinir algumas linhas, empurrando para baixo do tapete e para fora da primeira página questões que terminaram 2025 infestando a esperança brasileira.
 
Quer saber o que pensa o povo venezuelano? É fácil. Pergunta para os milhares que estão por aqui, assim como estão pelo mundo. Eles fugiram por não suportar mais a situação criada pelos desmandos do seu governo. E olha que por aqui tem brasileiro acreditando ser este o melhor de todos os sistemas de governo.
O socialismo é uma belíssima tese, o problema é quando ele é uma farsa.
João Paulo Messer
Jornalista