Consenso interno fortalece articulação regional do PT

Por aclamação, o advogado Ozair da Silva, o Banha, foi reconduzido à coordenação microrregional do Extremo Sul Catarinense do Partido dos Trabalhadores, em encontro realizado em Sombrio, com a participação de mais de 80 representantes dos municípios onde o partido está organizado. A decisão expressa unidade política e reforça a legitimidade da atual condução regional.
Ao comentar a recondução, Banha destacou que o reconhecimento coletivo amplia a responsabilidade da coordenação. Segundo ele, o consenso é resultado de um modelo de gestão baseado no diálogo, na participação e na construção colegiada das decisões ao longo dos últimos três anos.
O novo período à frente da microrregião terá como prioridade o fortalecimento da organização interna do partido. A ampliação dos setoriais é apontada como estratégia central para aprofundar a participação de diferentes segmentos sociais no debate político regional.
Atualmente, já estão estruturados os setoriais de Mulheres, LGBTQI+ e Juventude, com coordenações definidas em diferentes municípios. Outros núcleos temáticos devem ser organizados conforme o amadurecimento das discussões internas.
O encontro também definiu, por consenso, os nomes que assumem as secretarias de Formação Política, Organização Partidária, Movimentos Populares e Comunicação. A presença do secretário-geral do PT de Santa Catarina, Horst Doering, reforçou o caráter político e institucional da reunião, que projeta estabilidade e maior capacidade de articulação regional do partido.
