CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

A lei que ficou maior do que se imaginava

Prestigio à comemoração dos 20 anos da Lei das Apaes

25 Novembro 2025 | Terça-feira 08h45
A noite desta segunda-feira (24) foi marcante. Na sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aconteceu solenidade para celebrar os 20 anos da lei que ficou denominado de Lei das Apaes, mas que por gesto de reconhecimento ao seu autor constitui-se na Lei Júlio Garcia.

O ato foi prestigiado por autoridades de várias cidades e em especial representantes de Apaes de todo o Estado. Chamou a atenção a densidade das autoridades que compõe o Governo do Estado, entre elas o próprio governador que no seu discurso fez referência ás circunstâncias da aprovação da lei, em especial o mérito do deputado autor.

Outra autoridade presente e que deu peso ao ato foi a senadora Ivete Silveira, viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, que na época fez o gesto de licenciar-se para oportunizar a sanção da lei pelo seu autor. Isso porque Júlio Grcia era presidente da Assembleia Legislativa e com a licença de Luiz Henrique e do então vice-governador Eduardo Moeira também, virou governador e nesta condição fez a sanção da lei.

Só em 2024 foram repassados por força desta lei R$ 274 milhões às Apaes, recursos que amenizam as dificuldades das entidades.
João Paulo Messer
Jornalista