CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Três caminhos de um mesmo crime

GAECO revela possíveis fraudes em licitações em Timbé do Sul

Foto: Divulgação
24 Outubro 2025 | Sexta-feira 10h14

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou nesta sexta-feira, 24, a Operação Trivium, para apurar supostas fraudes em licitações e contratos firmados pelo município de Timbé do Sul entre 2017 e 2019. A ação, conduzida em apoio à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Turvo, cumpre 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias de Criciúma.

O foco das investigações é um engenheiro civil que teria se beneficiado indevidamente por meio de três vias: o cargo público que ocupava, uma empresa fornecedora de materiais de construção e outra executora de obras municipais. A escolha do nome Trivium, de origem latina, faz alusão justamente a essas três frentes de obtenção de vantagens ilícitas.

Os materiais apreendidos serão submetidos à análise da Polícia Científica para elaboração de laudos periciais. O GAECO, que reúne o Ministério Público, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Penal, a Receita Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar, seguirá com as apurações para identificar novos envolvidos e dimensionar o esquema.

O processo segue sob sigilo judicial, mas os indícios já revelam mais um episódio que expõe as fragilidades na gestão pública e o desafio de combater a corrupção em pequenas cidades do Sul catarinense.