CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Menos conexão nas escolas, mais vigilância em casa

Estudo aponta queda no uso da internet por alunos e reforça alerta sobre segurança digital.

Fonte: Divulgação
22 Outubro 2025 | Quarta-feira 14h17

O uso da internet por adolescentes nas escolas caiu de 51% para 37% em 2025, segundo o estudo Tic Kids Online Brasil divulgado ontem, terça-feira (21), em São Paulo. A redução é atribuída principalmente à lei que restringe o uso de celulares nas instituições de ensino, aprovada no início do ano.

A coordenadora da pesquisa, Luísa Adib, observa que a queda também reflete o debate crescente sobre proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. O movimento de regulação e conscientização, diz ela, vem mudando hábitos tanto em casa quanto nas escolas.

Mesmo com a redução no espaço escolar, 92% das crianças e adolescentes continuam acessando a internet no país, número estável em relação aos anos anteriores. A maioria o faz por meio de celulares, e 84% afirmam se conectar várias vezes ao dia a partir de casa.

O estudo mostra ainda que aumentou o número dos que nunca usaram a rede: 710 mil jovens declararam nunca ter acessado a internet. Entre os que acessam, quase metade assiste diariamente a vídeos de influenciadores digitais.

A pesquisadora alerta que a mediação ativa dos pais é a forma mais eficaz de proteção. Ela defende diálogo, acompanhamento e o cumprimento das regras do ECA Digital para garantir segurança nas práticas online.

A pesquisa ouviu mais de duas mil crianças e responsáveis entre março e setembro e confirma uma tendência de menos acesso escolar, mas maior responsabilidade familiar no uso da tecnologia.