CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Luciane Ceretta no radar do MDB

Convite à secretária de Educação movimenta bastidores e reacende articulações para 2026

Fonte: Divulgação
16 Outubro 2025 | Quinta-feira 19h37

O MDB formalizou nesta quinta-feira o convite à secretária de Estado da Educação e reitora licenciada da Unesc, professora doutora Luciane Ceretta, para disputar uma vaga de deputada federal em 2026. O gesto partiu da alta cúpula em almoço que reuniu nomes expressivos da sigla, entre eles o ex-governador Eduardo Pinho Moreira, o deputado estadual Tiago Zilli e o coordenador regional Ronaldo Benedet.

Durante o encontro, Zilli chegou a exibir um cartaz simbólico, com foto e legenda de campanha, sugerindo o tom do convite. Embora a movimentação soe recente, Ceretta já vinha sendo cortejada por diferentes grupos políticos há meses, sempre com o mesmo propósito: inseri-la no cenário eleitoral estadual.

A educadora, no entanto, mantém discrição. Deve se manifestar apenas no fim do ano, quando pretende avaliar o contexto político e institucional. Nos bastidores, o governador Jorginho Mello também sinaliza apoio à eventual candidatura, o que amplia as possibilidades.

Há quem veja, inclusive, em Luciane Ceretta um nome capaz de ocupar espaço ainda mais estratégico, como a vice-governadoria em uma futura composição entre PL e MDB, duas siglas que já se movimentam para formar aliança forte rumo a 2026.