CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Governadores do Sul e Sudeste unem forças

Jorginho Mello lidera articulação nacional por ações conjuntas de segurança

Foto: Divulgação
29 Outubro 2025 | Quarta-feira 13h21

Mais do que um gesto político de apoio ao governador Cláudio Castro, a ida de Jorginho Mello ao Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (29), marca um movimento estratégico para o enfrentamento das facções criminosas que ultrapassam fronteiras estaduais. A missão, que deverá envolver os sete governadores do Sul e Sudeste, nasce de uma articulação dentro do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste).

Após uma videoconferência pela manhã, Jorginho foi incumbido de liderar o convite aos demais governadores e propor a troca de informações e a cessão de policiais para reforçar a inteligência contra o Comando Vermelho. A iniciativa surge após a megaoperação no Rio, que deixou 128 mortos, a maioria identificada como traficante.

A preocupação agora é nacional. As facções já se infiltraram em praticamente todos os estados, e o avanço exige resposta coordenada. O grupo de governadores pretende ainda pressionar o Congresso pela aprovação de um projeto que equipare os ataques de facções e milícias a atos de terrorismo, além de acompanhar o trâmite do projeto antifacção enviado pelo Planalto, que mira a descapitalização das organizações criminosas.