CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Golaço da ACIC

Editorial: Palestra do presidenciável Ronaldo Caiado é ponto para ACIC

Foto: Divulgação
07 Outubro 2025 | Terça-feira 08h14

A ACIC, Associação Empresarial de Criciúma, marcou um golaço ontem. Trouxe o presidenciável Ronaldo Caiado e não apenas por ter trazido um presidenciável, mas por ter trazido um que se alinha, em pensamentos, com a maioria do empresariado local. Conservador moderado, declarado de direita, ponderado e inteligente, Ronaldo Caiado é hoje o único dessa linha que se apresenta, de fato, como pré-candidato.

Ratinho Júnior e Tarcísio Gomes de Freitas ainda não se colocam como tal, pois seus partidos vacilam sobre a verdadeira posição que ocuparão. Caiado defende um jogo aberto.

Oferece como opção que a direita ocupe esse espaço com até três candidaturas, principalmente para que haja força suficiente para levar a eleição presidencial a um segundo turno. E, nesse segundo turno, o candidato com melhor desempenho no primeiro receba o apoio dos demais. O raciocínio matemático é simples: a eleição precisa sair do jogo da polarização, que é hoje a grande responsável pelo atraso vivido pelo país.

Digo que a ACIC marcou um golaço porque, mesmo que a palestra de Caiado não tenha sido cem por cento o que os associados gostariam de ouvir, foi o que precisavam ouvir.

Ouvir que Bolsonaro, que foi a grande esperança desse setor produtivo, esticou a corda ao extremo. Corda tão esticada que, se não reverter a sucessão de erros, entregará de novo, de bandeja, o jogo à reeleição do presidente Lula.

Tudo isso foi dito nesse tom, explicado em detalhes estratégicos por quem tem experiência suficiente e vivência igualmente sólida para conhecer o assunto em profundidade.

A visita de Caiado serviu ainda para que as nossas instituições apresentassem ao governador de Goiás alguns "cases" de sucesso. Ele próprio admitiu ter ficado impactado com as clínicas integradas da Unesc e com o que classificou como o espetacular domínio que o prefeito Vaguinho tem sobre os números da prefeitura.

O presidente da ACIC, Frank Hobold, marca sua gestão com um golaço. Atende ao seu público e coloca a força empresarial do Sul em lugar de destaque.

Até então, esse tipo de evento era privilégio de instituições como a FIESC ou, quem sabe, de algum grande encontro em Balneário Camboriú. Aqui foi mais do que uma palestra gratuita aos associados. Aqui ainda trata-se de uma agenda de presidenciável.

Sim, está sendo, pois Caiado ainda permanece em Criciúma. Daqui a pouco visitará o Bairro da Juventude.

A ACIC está de parabéns. Jogada de mestre capitaneada pelo presidente Frank Hobold.