CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Eleição do Quinto Constitucional

A movimentada eleição em Santa Catarina

01 Outubro 2025 | Quarta-feira 10h08
Está na pauta a escolha do futuro desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina pelo chamado Quinto Constitucional. O processo está na segunda fase. Na primeira todos os inscritos foram aprovados pelo Conselho.
 
Na próxima segunda-feira, dia 6, acontece a votação interna, ou seja, todos os advogados irão votar em um dos 12 já aprovados. Destes 12 a OAB vai tirar uma lista de seis nomes. Os seis mais votados. Estes seis irão para a terceira fase que é a votação entre os Desembargadores do Tribunal de Justiça que escolhem três nomes. A última etapa é do governador que irá escolher um entre estes três.
 
OS CANDIDATOS
Dos 12 candidatos inscritos temos dois do Sul do Estado: Mauri Nascimento, de Sombrio, que foi o mais votado no Conselho e Rasquin Teixeira, de Criciúma.
Além destes a lista tem ainda:

Antônio César Poletto, de Chapecó
Giane Brusque Bello, de Florianópolis
Giovane de Lima, de Jinville
Ivan Naatz, de Blumenau
Márcio Luiz Fogaça Vicari, de Florianópolis
Marco Vinicius Pereira de Carvalho, de Rio do Sul
Martha Carina Jark Stern Bianchi, de Jaraguá do Sul
Richard Silva de Lima, de Lages
Sabine Maria Müller Souto, de São José
William Medeiros de Quadros, de Palhoça.
 
Cada advogado membro da OAB poderá optar pelo uso de certificado digital, vinculado exclusivamente ao seu CPF, ou pelo acesso mediante senha, que será gerada na data da eleição. O link para acesso ao sistema de votação será enviado à advocacia por e-mail no dia da votação e também será publicado no site da OAB/SC antes do início da consulta.