Educação integral da rede municipal é reconhecida pelo MEC como exemplo de inovação pedagógica

04 Outubro 2025 | Sábado 15h10
A educação municipal de Criciúma conquistou reconhecimento nacional ao ser destaque na Mostra de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento, realizado em Belo Horizonte, reuniu iniciativas que transformam a prática escolar em todo o Brasil.
A cidade foi selecionada pelo edital nº 2/2025 do Programa Escola em Tempo Integral e contemplada em três categorias: Mostra Nacional, Rede de Trocas e Mapa Nacional de Experiências Inspiradoras. O projeto apresentado, o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo (PPER), vem sendo aplicado em todas as escolas de tempo integral e também nas unidades regulares com turmas integrais.
O PPER é resultado do trabalho conjunto das coordenadoras Giseli Rech, Jucélia Rosso e Andreza Fideliss. Criado após um diagnóstico realizado entre fevereiro e abril de 2022, o protocolo orienta as escolas sobre como agir diante de casos de racismo, promovendo ações educativas e preventivas.
A iniciativa também reforça a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatórios os conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Valorizamos as diferenças e construímos uma cultura de respeito desde a sala de aula, destacou Jucélia.
Para o prefeito Vagner Espindola, o reconhecimento reflete a vocação de Criciúma como referência em ensino integral e inclusão social. A cidade não apenas cumpre a legislação, mas inova com responsabilidade e compromisso humano, afirmou.
A secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, reforçou que o destaque nacional consolida políticas públicas voltadas à formação integral. Criciúma mostra que educar é também ensinar a conviver com respeito, igualdade e consciência social, completou.
A cidade foi selecionada pelo edital nº 2/2025 do Programa Escola em Tempo Integral e contemplada em três categorias: Mostra Nacional, Rede de Trocas e Mapa Nacional de Experiências Inspiradoras. O projeto apresentado, o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo (PPER), vem sendo aplicado em todas as escolas de tempo integral e também nas unidades regulares com turmas integrais.
O PPER é resultado do trabalho conjunto das coordenadoras Giseli Rech, Jucélia Rosso e Andreza Fideliss. Criado após um diagnóstico realizado entre fevereiro e abril de 2022, o protocolo orienta as escolas sobre como agir diante de casos de racismo, promovendo ações educativas e preventivas.
A iniciativa também reforça a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatórios os conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Valorizamos as diferenças e construímos uma cultura de respeito desde a sala de aula, destacou Jucélia.
Para o prefeito Vagner Espindola, o reconhecimento reflete a vocação de Criciúma como referência em ensino integral e inclusão social. A cidade não apenas cumpre a legislação, mas inova com responsabilidade e compromisso humano, afirmou.
A secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, reforçou que o destaque nacional consolida políticas públicas voltadas à formação integral. Criciúma mostra que educar é também ensinar a conviver com respeito, igualdade e consciência social, completou.
