CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Sindisaúde: Meio Século de Luta e Conquistas

Reconhecimento estadual marca trajetória de superação e protagonismo na defesa dos trabalhadores da saúde.

26 Setembro 2025 | Sexta-feira 08h53

O Sindisaúde Criciúma completa 50 anos nesta sexta-feira, 26 de setembro, e celebra meio século de história com homenagens e festa para seus cerca de 9 mil representados nos 23 municípios da Amrec e Amesc. Fundado em 1975, no Hospital São José, a entidade tornou-se símbolo de resistência e valorização da categoria da saúde.

A programação oficial começa hoje, às 10h da manhã, no salão da sede-recreativa do sindicato, no bairro Verdinho, em Criciúma. Funcionários, diretoria e convidados acompanham homenagens a seis associados veteranos, além do recebimento de Moções de Reconhecimento da Assembleia Legislativa e das Câmaras de Vereadores de Criciúma e Araranguá.

No sábado, 27 de setembro, a comemoração continua com a tradicional festa para toda a categoria, também na sede-recreativa, a partir das 18h.

Para o presidente Cleber Cândido, os últimos 15 anos marcam uma reviravolta decisiva: a atual gestão assumiu um sindicato endividado e sem credibilidade. Quitou dívidas, investiu em estrutura física, ampliou os serviços e triplicou o número de associados.

De 1.400 para mais de 6 mil sócios, a transformação foi sustentada por confiança, ação sindical e conquistas reais. A Convenção Coletiva de Trabalho, com cláusulas que garantem direitos significativos, é um dos maiores orgulhos da diretoria atual.