CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Paredão de Orleans em manutenção

Trabalhos de conservação são realizados pelo Unibave, com apoio da Prefeitura Municipal

02 Setembro 2025 | Terça-feira 18h15

A Rua Etienne Stawiarski, em Orleans, foi interditada nesta terça-feira (2) para a realização da segunda etapa da limpeza das Esculturas do Paredão, localizadas às margens do Rio Tubarão. A ação é coordenada pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), com apoio da Prefeitura Municipal.

 

A manutenção inclui a remoção da vegetação seca sobre as esculturas, feita por colaboradores do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, e a poda das árvores e limpeza da rua, realizada pela equipe do Departamento de Infraestrutura.

 

Segundo a diretora do museu, Valdirene Böger Dorigon, a primeira etapa envolveu a aplicação de um produto inibidor de vegetação. Agora, a equipe faz uma limpeza mais minuciosa, sem risco de danificar as esculturas.

 

O conservador Idemar Ghizzo destaca que é necessário esperar a vegetação secar para evitar prejuízos às rochas. As esculturas, com até 10 m² cada, retratam cenas bíblicas e estão a mais de 20 metros de altura.

 

A obra começou em 1980, idealizada pelo padre João Leonir Dall?Alba e esculpida pelo artista Zé Diabo. Apesar de inacabada, o paredão segue como patrimônio cultural mantido pelo Unibave e a Prefeitura.