O Governador Jorginho Mello protocola projeto do Contorno do Morro dos Cavalos e cobra ação federal

05 Setembro 2025 | Sexta-feira 10h29
Em uma iniciativa para enfrentar os recorrentes problemas de tráfego e segurança na BR-101, especialmente no trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, protocolou oficialmente o Estudo de Concepção do Contorno Viário junto ao DNIT e ao Ministério dos Transportes, na quinta-feira, 4 de setembro. O projeto já havia sido apresentado ao Fórum Parlamentar Catarinense, que declarou apoio à proposta. Com aproximadamente 5,2 km de extensão e custo estimado em R$ 291 milhões, o contorno visa oferecer uma alternativa mais segura e eficiente ao atual trecho, que carece de acostamento e sofre bloqueios frequentes em casos de acidentes ou chuvas.
Apesar da expectativa de apresentar o projeto diretamente ao ministro dos Transportes, Renan Filho, conforme combinado em reunião realizada em abril, a comitiva catarinense não foi recebida. Tentativas de agenda com o secretário-executivo também fracassaram, frustrando os esforços de articulação liderados pela secretária Vânia Franco e pelo deputado Pedro Uczai. Ainda assim, o governo estadual decidiu seguir com o protocolo do estudo, demonstrando a urgência na resolução do impasse.
Jorginho Mello destacou que, embora a responsabilidade pela BR-101 seja federal, o estado está disposto a assumir a execução da obra, desde que o Governo Federal devolva parte dos recursos investidos anteriormente, cerca de R$ 384 milhões em rodovias federais durante a gestão de Carlos Moisés. O governador também enfatizou que o projeto do contorno não descarta a possibilidade futura de construção de túneis no local, considerada uma solução de longo prazo para ampliar a capacidade da rodovia. Agora, o estado aguarda posicionamento oficial do Ministério dos Transportes para definir as responsabilidades entre os entes federativos e a concessionária da rodovia.
Apesar da expectativa de apresentar o projeto diretamente ao ministro dos Transportes, Renan Filho, conforme combinado em reunião realizada em abril, a comitiva catarinense não foi recebida. Tentativas de agenda com o secretário-executivo também fracassaram, frustrando os esforços de articulação liderados pela secretária Vânia Franco e pelo deputado Pedro Uczai. Ainda assim, o governo estadual decidiu seguir com o protocolo do estudo, demonstrando a urgência na resolução do impasse.
Jorginho Mello destacou que, embora a responsabilidade pela BR-101 seja federal, o estado está disposto a assumir a execução da obra, desde que o Governo Federal devolva parte dos recursos investidos anteriormente, cerca de R$ 384 milhões em rodovias federais durante a gestão de Carlos Moisés. O governador também enfatizou que o projeto do contorno não descarta a possibilidade futura de construção de túneis no local, considerada uma solução de longo prazo para ampliar a capacidade da rodovia. Agora, o estado aguarda posicionamento oficial do Ministério dos Transportes para definir as responsabilidades entre os entes federativos e a concessionária da rodovia.
