CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Júlio Garcia projeta futuro e defende diálogo no presente

Presidente da ALESC fala sobre comunicação no Parlamento, cenário político e eleições de 2026

19 Setembro 2025 | Sexta-feira 18h51
Em entrevista à Rádio Eldorado, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Júlio Garcia (PSD), abordou diversos temas da política estadual e nacional, além de comentar sobre os desafios da comunicação no Parlamento e o cenário eleitoral para 2026.
 
Apesar da agenda intensa como presidente da Alesc, Júlio afirma manter contato constante com a base eleitoral, especialmente no Sul do estado. É possível conciliar a presidência com a base. A cobrança aumenta, mas é isso que queremos: aproximação com a população, destacou.
 
Segundo o deputado, o maior impacto nos últimos anos foi na forma de comunicação política. O Parlamento mudou. A comunicação de 2005 era diferente da atual. As redes sociais transformaram o debate, explicou. Desde o início do mandato como presidente da Alesc, ele priorizou a comunicação institucional como forma de dar mais transparência e aproximar o Legislativo dos catarinenses.
 
Entre as iniciativas da gestão, Júlio citou a valorização das bancadas regionais e o projeto Assembleia Itinerante, que já passou por cidades como Criciúma, São Miguel do Oeste e Mafra, com nova edição prevista para Balneário Camboriú.
 
Sobre o atual cenário nacional, o parlamentar criticou o clima de tensão entre os Poderes. Há muitos incendiários e poucos bombeiros. Precisamos de harmonia institucional, disse, comparando o momento atual com o período da redemocratização do Brasil em 1985.
 
Questionado sobre as eleições de 2026, Júlio destacou que o PSD está se preparando tanto em nível estadual quanto nacional. Ele elogiou o presidente do partido, Gilberto Kassab, e mencionou possíveis candidaturas como a do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ao governo do estado.
 
No Sul de Santa Catarina, o deputado afirma que o PSD está forte, com nomes como Arleu da Silveira e Betinho (ex-prefeito de Braço do Norte) como pré-candidatos. Júlio também confirmou sua pré-candidatura a deputado federal. Esse é o meu projeto. Qualquer outra decisão será colegiada, ouvindo as lideranças do partido, afirmou.
 
Sobre a possibilidade de ser vice em uma chapa majoritária, Júlio foi direto: Esse assunto será decidido pelo partido. Nosso foco é o que for melhor para Santa Catarina.