CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Governo repassa R$ 500 mil ao Criciúma

Patrocínio da prefeitura ao Criciúma sempre gera polêmica

02 Setembro 2025 | Terça-feira 11h16
O anúncio de que a Prefeitura de Criciúma irá repassar R$ 500 mil ao Criciúma Esporte Clube até o final do ano não constitui uma medida unânime entre os contribuintes. Isso ficou evidente na gestão passada da cidade, quando o então prefeito Clésio Salvaro teve grande apoio de segmentos da sociedade. Ao mesmo tempo, trata-se de uma medida simpática, adotada pelo atual prefeito, Vaguinho Espíndola. Por fim, não se trata de uma desobediência de Vaguinho ao seu antecessor.
 
Um patrocínio ao Criciúma já vinha sendo avaliado pelo governo municipal, mesmo na gestão anterior. Só não houve perdão do débito do clube no IPTU, como se discutiu em 2024, porque era ilegal, segundo declaração pública. Nos bastidores, a situação não era bem assim. Em nenhum momento o então prefeito achava justo o repasse de dinheiro ao clube, embora fosse aconselhado em sentido contrário.
 
Como o ex-prefeito sempre afirmou que a Prefeitura tinha formas de ajudar o clube, conclui-se que o modelo atual de repasse como patrocínio, utilizando mecanismos legais  não teria reprovação de Clésio Salvaro. Por conta disso, só mesmo se houver interesse em contrariar é que alguém poderia dizer que Vaguinho está agindo à revelia de seu antecessor.