CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Acredite: Cidades terão projeto para reduzir o calor

Florianópolis está entre as cidades escolhidas para ter equipamentos que reduzem o calor

16 Setembro 2025 | Terça-feira 16h42
Depois do alargamento de praias como na capital e Balneário Camboriú, Santa Catarina acaba de ser premiada com outra novidade. Trata-se de um programa que visa criar mecanismos que contenham o calor. O programa escolheu, além de Florianópolis, as cdades de Campinas, Fortaleza, Recife e Teresina.
 
A proposta é a criação de parques lineares e arborização que influenciarão no calor médio das cidades. Trata-se de mecanismos conhecidos como Aceleradores de Soluções para o Calor Urbano da WRI Brasil.
 
As prefeituras terão apoio em projetos de soluções verdes e de baixo carbono. Este modelo já existe em cidades como em Medellín, na Colômbia, onde um programa de corredores verdes reduziu médias de temperatura em 2°C.
 
A proposta para Florianópolis é uma Rede de Corredores e Espaços Verdes entre Coqueiros e Capoeiras. Este projeto propõe um parque urbano integrado a corredores verdes com jardins de chuva, pavimentos frios e passarelas verdes em uma área densa e carente de verde. Com foco em inclusão e adaptação climática, estima beneficiar 30 mil moradores e servir de modelo replicável para a região metropolitana.