CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Vai com calma, a vida é uma

Ideia do presidente da UNIMED Criciúma vira case nacional

09 Agosto 2025 | Sábado 14h22
A ideia de criar uma campanha publicitária com o objetivo de contribuir com a saúde mental do coletivo partiu do presidente da UNIMED Criciúma, médico Leandro Avany Nunes. A agência Ápice, também de Criciúma a desenvolveu e agora ela teve reconhecimento nacional. A campanha "Vai com calma, a vida é uma", conquistou o 1º lugar na categoria Marketing Digital no Prêmio de Comunicação e Marketing Unimed 2025.

Assim a campanha ?Vai com calma, a vida é uma? foi a grande atração durante a divulgação dos melhores do ano em evento que ocorreu na última quinta-feira, dia 7 de agosto.

Lançada em outubro de 2024, a campanha nasceu de uma preocupação da Diretoria da cooperativa com o crescente número de diagnósticos relacionados à saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior incidência de casos de ansiedade no mundo.

Com isso, a Unimed Criciúma idealizou uma campanha com o objetivo de promover uma ?onda de calma? pelas cidades da região, incentivando as pessoas a desacelerarem e valorizarem os pequenos momentos do dia a dia. A iniciativa foi amplamente divulgada nas redes sociais, rádios, TVs, outdoors e portais locais, além de contar com ações em escolas de Criciúma.

Os principais símbolos da campanha foram o sinal da calma em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a música ?Paciência?, do cantor Lenine. No vídeo oficial, um menino com deficiência auditiva inicia uma corrente de calma ao fazer o gesto para uma motorista. A ação se espalha, toca diversas pessoas e retorna para ele, representando uma verdadeira onda de serenidade.

Nesta edição, o prêmio Comunicação e Marketing recebeu mais de 400 projetos inscritos de Unimeds de todo o Brasil. A campanha premiada da Unimed Criciúma se destacou pela ideia original e bem executada, segundo os avaliadores.

Diante da repercussão positiva, a Unimed Criciúma já prepara a retomada da campanha. Nos próximos dias, os conteúdos voltarão a ser veiculados nos canais de comunicação da cooperativa, fortalecendo ainda mais o movimento em prol da saúde mental.
João Paulo Messer
Jornalista