CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Republicanos em arrumação na AMREC

O presidente estadual do Partido Republicanos deu posse aos novos dirigentes municipais do partido

22 Agosto 2025 | Sexta-feira 21h37
O deputado federal Jorge Goetten aproveitou os últimos dias de licença da Câmara Federal para fazer ajustes necessários no partido que preside, o Republicanos. Promoveu um encontro em um restaurante da cidade nesta sexta-feira, onde deu posse aos novos dirigentes de Criciúma, Treviso, Urussanga, Balneário Rincão e Orleans.
 
Em Criciúma, o novo presidente é o empresário José Roberto Ramos. Ele conta com o apoio das entidades que formam associações regionais das empresas de seguro automotivo. A base é considerada muito forte, envolvendo desde os próprios seguradores até oficinas, guincheiros e outros setores diretamente interessados em manter uma representação em Brasília. Recentemente, mesmo sem ser político e utilizando representação de outro Estado, Ramos conseguiu aprovar uma lei que reconhece essas entidades.
 
Durante a reunião, o presidente estadual do Republicanos, deputado Jorge Goetten, lembrou que o partido tem como principal líder o governador Jorginho Mello e que está à frente da sigla porque tem "juízo". Confirmou ainda que nomes atualmente no PL podem migrar para o Republicanos.
 
Em sua fala, direcionada a um grupo de cerca de 50 líderes regionais, fez questão de afirmar que o Republicanos é, por assim dizer como o PL, ou seja, espera que seus partidários se apresentem como tal, inclusive quando buscam o atendimento de reivindicações.
 
Outro ponto usado para motivar os republicanos foi a possível candidatura do atual governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, à presidência da República. Goetten acredita que, atualmente, o único interessado em ter alguém da família Bolsonaro na disputa presidencial é o presidente Lula e seus apoiadores. Lembrou que Bolsonaro ?esticou a corda? a ponto de perder o lastro necessário para disputar a presidência em 2026.
 
Caso Tarcísio Gomes de Freitas seja candidato à presidência, Goetten acredita que João Rodrigues (PSD) não irá para a disputa, por imposição da direção nacional do partido. Nesse cenário, Jorginho Mello teria o apoio do PSD.
 
Por todas essas razões, Goetten sugere que o Republicanos é a segunda melhor opção de partido em Santa Catarina, ocupando posição logo após o PL. Acrescenta que o PL terá muitos candidatos, o que pode gerar necessidade de espaço dentro do Republicanos para acomodar alguns nomes de forte potencial.
Em Criciúma, estão praticamente certas as pré-candidaturas de José Roberto Ramos a deputado federal, além de Jeferson Monteiro e do vereador Aldinei Poteleki a deputado estadual.