CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Justiça determina correção da nota do curso de Medicina da Unesc

Erro no cadastro distorceu CPC; Inep terá 60 dias para refazer avaliação

15 Agosto 2025 | Sexta-feira 08h56
Decisão judicial

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) obteve decisão favorável na Justiça Federal para a correção da nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de Medicina. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terá 60 dias para refazer a avaliação, desta vez considerando corretamente o regime de trabalho e a titulação dos docentes.
O juiz responsável reconheceu que a nota 2, divulgada em abril, foi resultado de erro material no cadastro de informações, gerando uma avaliação ?sabidamente distorcida?. Segundo a decisão, manter a nota incorreta fere os princípios da razoabilidade e proporcionalidade.


Excelência reconhecida

Apesar do erro no CPC, o curso de Medicina da Unesc já é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito máximo (nota 5) na mais recente avaliação de reconhecimento, que analisou mais de 50 critérios. No Enade, a graduação obteve nota 3, acima da média nacional.
?Essa decisão restabelece a verdade. Nosso curso é referência e reconhecido pela qualidade do ensino, corpo docente altamente qualificado e estrutura moderna?, destacou a reitora licenciada Luciane Bisognin Ceretta.


Vitória institucional

A Justiça reforçou que a correção é uma medida técnica e urgente, para evitar prejuízos a estudantes, à instituição e ao próprio sistema de avaliação.
?Essa vitória é de toda a comunidade acadêmica e regional. Seguimos comprometidos com a formação de médicos éticos e preparados para transformar realidades?, afirmou a reitora em exercício, Gisele Coelho Lopes.


Impacto social e inovação

O curso de Medicina da Unesc alia teoria, prática e compromisso social. Apenas em 2024, foram realizados 200 mil atendimentos gratuitos à comunidade, com atuação direta de acadêmicos sob supervisão docente.
A graduação, que completa 25 anos, conta com infraestrutura em constante expansão, incluindo novos blocos, salas cirúrgicas, laboratórios de ponta e o Centro de Realidade Mista Carlos Antônio Althoff ? único na América Latina.