Serviço oferecido gratuitamente pelo município e promove ganhos físicos, emocionais e cognitivos.

O Governo Municipal de Urussanga, por meio da Secretaria de Saúde, oferece gratuitamente sessões de equoterapia para pacientes da rede pública. O método terapêutico utiliza cavalos treinados e dóceis para promover melhorias físicas, emocionais, cognitivas e sociais, atendendo principalmente pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
As sessões são realizadas em parceria com o Centro de Equoterapia e Equitação Nunes (Equonunes) e conduzidas por profissionais especializados, como fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Os encaminhamentos podem ser feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou por indicação de profissionais do SUS.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a iniciativa busca garantir um atendimento de qualidade e humanizado, proporcionando benefícios que vão além da reabilitação física, com impacto direto no bem-estar e no desenvolvimento dos pacientes.
Com 16 anos de atuação na região, o Centro Equonunes destaca os resultados positivos do método, como alívio de dores musculares, melhora do equilíbrio, aumento da autoconfiança e fortalecimento da autoestima.
A transformação é visível em diversos casos, como o de um adolescente de 15 anos com autismo, TDAH e deficiência intelectual. Após menos de seis meses de terapia, foram registradas melhorias significativas na paciência, tolerância, comportamento, além de avanços físicos e cognitivos.
A equoterapia vem se consolidando como um recurso complementar importante para a saúde pública do município, oferecendo qualidade de vida e novas possibilidades para os pacientes e suas famílias.
