CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Voltou a polêmica sobre aeroportos do Sul

Por três dias seuidos o aeroporto de Jaguaruna alterou voos por conta da neblina

16 Julho 2025 | Quarta-feira 10h28
Uma declaração do prefeito JOsé Claudio Gonçalves, de que o aeroporto de Forquilhinha em breve terá melhores condições para pousos e decolangens do que existe hoje em Jaguaruna foi contestado pelo Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias. A conclusão é de que Jaguaruna é melhor e por isso foi escolhido para atender a demanda comercial.

Tudo aconteceu porque na segunda, terça e nesta quarta-feira o voo proveniente de São Paulo com pouso por volta das 9h e retorno uma hora após, teve que alternar para  aeroporto de Florianópolis. A causa foi o denso nevoeiro que impediu visibiidade de segurança.

O prefeito de Forquilhinha, que assumiu o aeroporto Diomício Freitas oficialmente no dia 15 de julho, chegou a afirmar que a Estação Meteorológica instalada em Forquilhinha teria permitido os pousos. Tecnicamente a informação não confere. E isso foi dito pelo Secretário Beto Martins.

Martins lembrou que já está suerada a discussão sobre os papeis dos aeroportos do Sul. Jaguaruna tem equipamentos e investimentos para operações comerciais, enquanto Forquilhinha tem investimentos mas com a proposta de atender a aviação privada e o SAER/Sarasul, cujo helicoptero hoje abrigado em um ponto no bairro Maccarini será deslocado.

O secretário também lembra que não se comparam os dois aeroportos. Jaguaruna tem bem melhores condições, por isso é tratado com a prioridade que merece.

Sobre as alterações de voos Martins disse que se trata de uma situação atipica e pontual, em virtude do nevoeiro.
João Paulo Messer
Jornalista