CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Criciúma capacita 1,4 mil professores para enfrentar desafios da educação moderna

Professores da rede municipal de Criciúma participam de formação sobre conflitos e diferenças no ambiente escolar

24 Julho 2025 | Quinta-feira 18h05

Para garantir ambientes de aprendizado mais inclusivos, respeitosos e produtivos, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quarta-feira (23) uma formação especial aos professores da rede municipal com o tema O Ensino em Tempos de Mudança: Conflitos, Diferenças Geracionais e Outros Paradigmas. O encontro reuniu cerca de 1,4 mil educadores no Teatro Municipal Elias Angeloni e teve mediação do professor e empreendedor Marco Antônio Murara.

Momentos como esse são fundamentais para valorizar os profissionais da educação e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. A capacitação constante dos professores impacta diretamente na qualidade das aulas, refletindo no desempenho dos alunos, destacou o prefeito em exercício de Criciúma, Marcio Daros da Luz.

A formação fomentou o debate sobre como lidar com os desafios de um cenário educacional cada vez mais dinâmico e diverso. Também foram apresentadas técnicas de comunicação para expressão clara e respeitosa de necessidades e opiniões, com foco na construção de ambientes seguros, livres de julgamentos e punições.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, a palestra trouxe um olhar sensível e atualizado sobre o impacto das diferentes gerações no ambiente escolar ? desde o modo como os alunos aprendem até a forma de atuação e posicionamento dos professores frente às transformações sociais. Trabalhar com diferentes gerações exige escuta, empatia e preparo. Essa formação ampliou o olhar dos educadores e ofereceu ferramentas para transformar a sala de aula em um espaço mais humano, participativo e colaborativo.

Na avaliação da gerente pedagógica Micheli da Costa Bez Birolo, os conhecimentos repassados durante a formação são aplicáveis no cotidiano escolar, estimulando criatividade, inovação e uma comunicação mais efetiva entre professores e estudantes. Quando o professor entende o perfil das gerações com as quais trabalha, ele adapta melhor sua abordagem, melhora a comunicação e evita conflitos ? fatores que impactam diretamente o clima escolar e o rendimento dos alunos.

Entre os pontos destacados durante o evento estão a escuta ativa, a empatia nas relações interpessoais, a gestão emocional e a construção de ambientes de aprendizagem mais flexíveis e colaborativos. A formação reforçou ainda o papel do educador como mediador e agente de transformação social.