Durante três dias, a 24ª edição do CIPAMIN reuniu trabalhadores do setor carbonífero em Criciúma com foco total na segurança e na saúde

A 24ª edição do Seminário da Comissão Interna de Prevenção de Acidente na Mineração (CIPAMIN) foi concluída com sucesso nesta sexta-feira (25), no Auditório João Luiz Novelli, da SATC, em Criciúma. Realizado pela Comissão Regional do Setor Mineral (CRSM), o evento teve como foco a capacitação em segurança do trabalho, saúde e prevenção de acidentes nas atividades da mineração.
Durante três dias de programação intensa, profissionais e representantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) participaram de palestras e atividades práticas voltadas à segurança operacional e ao bem-estar dos trabalhadores do setor carbonífero.
A programação abordou temas como percepção de riscos, primeiros socorros, combate a incêndios, avanços em ventilação de minas e a metodologia internacional SafeStart, já adotada por diversas carboníferas da região. Questões como saúde mental no ambiente de trabalho e a atuação da CIPA na prevenção ao assédio, em conformidade com a nova Norma Regulamentadora NR-01, também estiveram em pauta.
Um dos destaques do seminário foi o segundo dia, dedicado às atividades práticas, que contou com apoio de engenheiros de segurança e da Federação Interestadual dos Trabalhadores na Indústria da Extração do Carvão (FITIEC). O encerramento teve clima de confraternização, com show do Mágico Wilson e sorteio de brindes, incluindo uma bicicleta e uma televisão.
Segundo Genoir José dos Santos, presidente da FITIEC, os participantes reforçaram a importância de evitar improvisos, respeitar os protocolos de segurança e utilizar as ferramentas corretas para cada tarefa. Ele destaca que a atuação dos cipeiros é fundamental para orientar os colegas e buscar melhorias nos ambientes de trabalho subterrâneos, que envolvem riscos elevados.
O diretor executivo do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc-Carvão+), coronel Márcio José Cabral, também ressaltou o êxito do evento, especialmente pelo engajamento nas atividades práticas e pela qualidade das palestras.
A 24ª CIPAMIN foi organizada pela CRSM com apoio da FITIEC (que representa os trabalhadores da indústria do carvão nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Siecesc-Carvão+ e SATC. O evento também contou com a participação das empresas Carbonífera Belluno, Carbonífera Catarinense, Carbonífera Metropolitana, Gabriella Mineração e Indústria Carbonífera Rio Deserto.