CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Casamento Centenário

Evento gratuito reúne 100 casais no Casamento Centenário, nesta sexta (1º), em celebração aos 100 anos de Criciúma

31 Julho 2025 | Quinta-feira 17h41

Cem casais de Criciúma vão oficializar a união nesta sexta-feira (1°), durante o Casamento Centenário, promovido em celebração aos 100 anos de emancipação político-administrativa do município. A cerimônia civil gratuita acontece às 19h30, no Centro de Eventos Flor de Lis, com estrutura subsidiada por parcerias entre a Administração Municipal e o setor privado, via edital.

A ação é voltada a casais em situação de vulnerabilidade social ou baixa renda e integra o calendário oficial do centenário da cidade, comemorado no dia 4 de novembro.

Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, o evento carrega um simbolismo especial. ?A cerimônia será carregada de significado, unindo histórias de amor no mesmo momento em que celebramos a história da cidade. É um símbolo de afeto, de pertencimento e de dignidade?, destaca.

Além do registro civil gratuito, os casais terão direito a uma celebração simbólica, com convidados e todo apoio institucional. A secretária municipal de Assistência Social, Dudi Sônego, afirma que o objetivo é proporcionar uma experiência completa. ?Muitos sonham em oficializar a união, mas não têm recursos para isso. Com o apoio da iniciativa privada, será possível oferecer uma celebração carregada de valor emocional?, comenta.

A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) é responsável pela organização do evento. A estrutura contempla decoração, iluminação, sonorização, buffet, vestimentas, estética e fotografia. ?Cada casal terá a oportunidade de vivenciar um momento único e especial, mesmo sendo um evento coletivo?, afirma a presidente da FCC, Cristiane Uliana Zappelini.

As inscrições ocorreram de 2 a 23 de junho, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Após a inscrição, os casais passaram pela habilitação no Cartório de Registro Civil, respeitando critérios legais e seguindo a ordem de inscrição dos 100 primeiros habilitados.