CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Acordo sanitário entre China e Brasil

Novo acordo entre China e Brasil

25 Junho 2025 | Quarta-feira 15h51
Rodrigo Minotto (PDT) defendeu a regionalização do protocolo sanitário brasileiro junto à China, em reunião com o ministro-conselheiro, João Batista do Nascimento Magalhães, chefe do setor econômico da Embaixada, em Pequim, na última segunda-feira, dia 23. Durante a reunião, foi discutida uma proposta de alteração no acordo sanitário vigente entre Brasil e China.

Essa alteração se faz necessária para proteger empregos, a renda dos produtores e a economia catarinense,  atualmente qualquer registro de foco sanitário resulta na suspensão das exportações em nível nacional.
Santa Catarina é referência nacional na produção e exportação de carnes de frango e suína. Em 2024, o estado exportou 1,17 milhão de toneladas de carne de frango, gerando uma receita de US$ 2,29 bilhões, e 719,4 mil toneladas de carne suína, com faturamento de US$ 1,70 bilhão.

Participaram da reunião, os deputados Fernando Krelling (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB) e Fabiano da Luz (PT), que compõem junto com Minotto a comitiva da Alesc na China