CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Luciane Bisognin Ceretta já tem o Sim dos seus

Reitora da UNESC está a uma semana de dizer Sim (ou não) ao governador

12 Maio 2025 | Segunda-feira 19h37
Durnate entrevista na rádio Eldorado, na manhã desta segunda-feira (12/5) a reitora da UNESC e presidente do Sistema ACAFE não só confirmou o convite recebido do governador Jorginho Mello para assumir a Secretaria de Estado da Educação como disse que já havia conversado com a família. "Estamos com você", teria sido a resposta. No restante do dia mais consultas.

Não faltam incentivos para que ela aceite o convite, seja na universidade, na ACAFE e nos parceiros mais próximos. Ela ainda não teria feito consulta a líderes políticos locais, mas se o fizer terá a mesma resposta positiva.

A dificuldade na confirmação deve residir no tipo de garantias que ela irá solicitar ao governador. Por seu estilo ela não deve chegar por chegar à pasta. Em pouco tempo deve provocar uma verdadeira revolução e isso é diferente quando o cargo a ser ocupado não é por voto, mas por convite. Isso deve estar pesando na decisão. Apesar de inclinada e empurrada a aceitar ela insiste dizendo que hoje está 50 a 50 por cento. Compreensível.

Há quem cobre a indefinição ou o fato de o assunto ainda não ter sido abertamente tratado por alguns dentro das instituições onde ela está. Ora, não tinha como fazê-lo antes. Afinal, o convite só ocorreu, oficialmente, na última sexta-feira. Antes disso não havia porque antecipar-se. Teria sido suicídio.

Na entrevista o que me chamou a atenção foi que ela descartou especulações sobre seu futuro político, lembrando que se as coisas na sua vida foram acontecendo sem ela planejar, a carreira política eletiva passa longe de qualquer cenário imaginado.
João Paulo Messer
Jornalista