CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Luciane Bisognin Ceretta escreve história na UNESC

Solenidade de posse do terceiro mandato da reitora ocorreu na noite de quarta-feira (7/5)

07 Maio 2025 | Quarta-feira 20h50

Em solenidade festiva e inédta tomou posse na noite desta quarta-feira (7/5), a nova reitoria da UNESC. Trata-se do mandato 2025-2029. Para o contexto legal entende-se que assumiram a diretora-presidente da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) e a vice-diretora, que por extenção são reitora e vice-reitora da UNESC. A posse foi dada pelo prefeito da cidade, Vagner Espíndola, pois trata-se de uma fundação municipal.

Assumiram Luciane Bisognin Ceretta e Gisele Coelho Lopes, respectivante, primeira e segunda autoridade da instituição. Observa-se que nos dois mandatos anteriores o período foi marcado por ter, pela primeira vez, uma mulher na liderança. Desta vez falamos de uma diretoria cem por cento feminina. 

A eleição ocorreu sem chapa de oposição e com 11.228 votos, número este que representa crescimento de 30% em relação à última eleição. Fato relevante é a democracia representada pelo modelo de votação, pois toda a comunidade de acadêmicos a professores, funcionários tem o voto com o mesmo peso.

Hoje com mais de 17 mil alunos e o registro de crescimento de 335 por cento de acadêmicos em relação ao ano anterior e marcas relervantes como o modelo EAD e com a presença na lista das 150 maiores instituições da América Latina bem na lista de 20 melhores das universidades não públicas do país.

Na posse a renovação do compromisso do que já está em andamento, inclusive o incremento na globalização da UNESC, expandindo a inserção dos acadêmicos no mundo foi lembrado nos discursos da reitora e vice-reitora. Além disso alguns números como os mais de R$ 65 milhões invesdtidos em infraestrutura da instituição nos últimos oito anos.

A recepção às centenas de convidados ao ato que ocorreu no audiório Ruy Hülse foi como em todos os atos da universidade em alto estilo.

João Paulo Messer
Jornalista