CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Ceretta confirmada na Secretaria de Educação

Não tem mais volta, agora Luciane Bisognin Ceretta já fala como Secretária de Educação

19 Maio 2025 | Segunda-feira 15h31
Na tarde desta segunda-feira (19/5) a reitoria da UNESC e presidente do Sistema ACAFE, Luciane Bisognin Ceretta trata da sua substituição. Uma das agendas da futura Secretária de Estado da Educação é diretamente com Kaio Amarante, vbice-presidente da ACAFE. As conversas com Gisele Coelho Lopes que assumirá a reitoria da UNESC ocorreram durante o fim de semana. O fato é que só faltava o anúncio oficial do governo o que aconteceu no final da tarde e agora resta a data e hora da posse.

O caminho até a Secretaria de Estado da Educação foi criado ao natural pela reitora da UNESC que em pouco tempo tornou-se uma espécie de unanimidade na entidade, tanto é que não teve oposição e cresceu na aprovação em suas reeleições. Foram duas.

Na ACAFE ela chegou com marca forte desde o início e com as credenciais de quem está nos Conselhos Estadual e Federal, entre outros papeis de destaque no setor universitário, consagrou-se no papel de construtora do programa do Universidade Gretuita. Foi por mérito. Contornoou pequenos solavancos impostos durante a eleição municipal de Criciúma, quando foio vista como apoiadora da candidatura derrotada na urna, apesar tentar evitar tal imagem. Ali era uma questão de posição. Escolheu ficar ao lado do governador muito porque as instituições onde atua precisavam de um papel de vizinhança com o governador Jorginho Mello que cobra fidelidade.

Vai ter pela frente um grnade desafio, ser a secretária de uma pasta que vive sérias dificuldades, inclusive porque ficou relegada enquanto o governo olhou para o ensino superior.

Até então raras vezes confrontadada de maneira mais forte terá pela frente grandes provas, pois senta em uma cadeira feita por política partidária, o que sempre evitou.
João Paulo Messer
Jornalista