CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Luciane Ceretta na Secretaria de Educação

Especulações sobre a posse da reitora da UNESC no Governo do Estado voltou

23 Abril 2025 | Quarta-feira 12h57
A notícia dada como certa, de que a reitora da UNESC, Luciane Bisognin Ceretta estaria assumindo a Secretaria de Estado da Educação não agradou a ela, nem tão pouco o governador e outros diretamente envolvidos como o hoje titular da pasta Aristides Cimadon. O que não se pode é considera-la fora de contesto, mas sim improcedente na forma como foi dada, categoricamente.
Não é novidade para ninguém, nem para Cimadon que isso se trata nos bastidores, não além disso. Tanto é que a reitora tratou logo de desmentir com uma resposta direta e objetiva de que "não recebeu nenhum convite".
Luciane se cacifou para o cargo como poderia figurar em outra pasta como a Saúde por mérito seu. Onde ela põe a mão as coisas acontecem. Jorginho e Cimadon conhecem isso tão bem quanto o Sul de SC conhece. Aliás, o Estado e autoridades de várias regiões do pais a reconhecem como figura além da média. E qual governador não deseja ter personagem assim em seus quadros.
Enquanto houver mentidos e desmentidos eu foco em outro fato: em qual cargo Luciane Bisognin Ceretta pode estar. A vejo menos na Educação do que em outro como a Saúde, por exemplo. Aliás, esta pasta bem que a merecia. Assim como profissional da saúde com formação também na área de administrativa virou referência nacional na Educação por seu estilo. Sobre a capacidade em qualquer uma destas áreas se enquadra bem.
Há quem ainda gostaria de vê-la melhor desempenhando a figura política, ítem imporetante para as outras áreas, mas onde ela ainda não teve a oportunidade de se mostrar. E não falo da política partidária, mas da relação política na acepção da palavra.
Mais fatos: se Jorginho a quer no time, a sucessão na UNESC está bem encaminhada, a Educação do Estado vai mal mas como no patamar em que Jorginho precisa de comando na pasta Luciane está um andar acima. Não de competência, mas de prática. Ela está no ambiente de outra pasta que precisa de alguém habilitada. Falo da Saúde. Ai sim, se o convite vier penso que ela não deveria vacilar.
PORÉM
Mas porque então vazou a informação de que Luciane Bisognin Ceretta pudesse assumir a Secretaria de Estado da Educação? Não foi por acaso. Na trincheira tem quem vê o brilho ofuscar sse isso acontecer. E não é dos arredores da reitora que parte esta preocupação, mas sim do governador ou melhor ainda da ala político partidária.
João Paulo Messer
Jornalista