CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Adeus ao Padre Agenor

Prestes a completar 90 anos faleceu o padre mais conhecido na Paróquia do Bairro Michel em Criciúma

27 Abril 2025 | Domingo 10h37
Vários são os padres que passaram pela comunidade católica do bairro Michel em Criciiúma, mas nenhum conhecia tão bem a história desta paróquia como o Padre Agenor Pedroso. Natural de Aiuerê interior de Grão Pará, onde nasceu no dia 4 de maio de 1935, chegou à Criciúma em janeiro de 1984, quando iniciou a construção da Igreja da torre como ficou conhecida. Com algumas breve saídas para outras comunidades, sempre acabava retornado ao bairro Michel.

Neste sábado (26/4), prestes a completar 90 anos - seria dia 4 de maio - o padre Agenor faleceu. Desde o an 2020, quando sofreu um AVC, vinha com dificuldades de saúde. Ao deixar a rotina de padre foi residir em uma residência particular até que recentemente, com o agravamento da saúde, foi morar na Casa de Convivência Sacerdotal São João Maria Vianey, onde residem os padres que não estão lotados em alguma paróquia.

Em 2017 o padre Agenor Pedroso foi homenageado na Câmara de Vereadores pelos 50 anos anos de sacerdócio.

O empresário José Altair Back, sempre muito ligado à Igreja do Michel foi uma das últimas duas pessoas a visitar o padre Agenor, na quinta-feira e relatou as dificuldads que ele mostrava para se manter vivo, com respiração pesada e quadro bem preocupante. Já na manhã de sábado, horas antes da morte o padre Samiro Meurer passou pelo quarto do padre Agenor e também confirma o quadro bem pesaroso. Por tudo isso os amigoss rezaram nas despedidas com o sentimento de que  o padre que deixou sua marca na comunidade do bairro Michel descansou. Missão cumprida.
João Paulo Messer
Jornalista