CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Reação à suspensãode voo da Azul em Jaguaruna

Anúncio da Azul surpreende Governo do Estado

02 Fevereiro 2025 | Domingo 20h44
O Governo do Estado foi o último a saber que a Azul Linhas Aéreas está anunciando o fim do voo a partir de Jaguaruna a partir do dia 14 de março. Todos os outros, passageiros, funcionários e imprensa ficaram sabendo antes. É evidência do quanto a emrpesa considera os Governos? Não. A empresa é meramente comercial. Onde dá lucro eles atuam, onde o lucro é menor que em outra região suspendem o voo sem nenhum pudor social ou de economia de terceiros. A empresa aérea é um negócio.
Neste domingo (02/02/25) a Secretaria de Porto, Aeroportos e Ferrovias fez a sua primeira manifestação. Leia a nota a seguir: .

NOTA SECRETARIA DE PORTOS, AEROPORTOS E FERROVIAS (SPAF)

A Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SPAF) lamenta a decisão da empresa Azul Linhas Aéreas em suspender suas operações no Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi - Jaguaruna. O anúncio feito esta semana se soma a comunicação do início do mês de janeiro em suspender as operações no Aeroporto Regional da Serra Catarinense - Correia Pinto.

Conforme divulgado pela empresa, a decisão faz parte de um contexto econômico nacional e internacional (alta do dólar, falta de aeronaves e taxas de ocupação-rentabilidade), que inclui a suspensão em mais de 20 destinos do país e não tem nenhuma relação com as condições dos aeroportos.

Apesar da Secretaria não ter nenhuma atuação direta sobre a regulação aérea no Brasil, condição esta que é de competência dos órgãos federais, a SPAF tem mantido conversações com a Azul e com as empresas GOL e Latam para que possam assumir as rotas que estão sendo suspensas. O governador Jorginho Mello tem se envolvido pessoalmente nestas discussões e na busca por soluções e alternativas para que tais regiões não fiquem sem estas conexões.
João Paulo Messer
Jornalista