CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Guido Búrigo, uma marca de Criciúma

Morre um dos grandes entusiastas da cidade de Criciúma

07 Janeiro 2025 | Terça-feira 10h08

Novo bloco de texto

Guido Búrigo, de 74 anos partiu cedo mas deixou marcas profundas. A principal delas o amor que tinha pela cidade de Criciúma. Poucos conseguiam demonstrar o seu amor pela terra com a facilidade com que ele o fazia.
Há um farto material sobre quem era e o que fez Guido Búrigo na atividade profissional, mas minha definição vai pela marca de criciumense nato. E não apenas porque dedicou boa parte da sua vida às causas coletivas da cidade, mas pelo jeito simples de ser. Na última vez que conversei com ele foi porque ele descobriu que eu necessitava de serviços de um determinado setor de eletrotécnica. Pois ele foi atrás e descobriu e logo me ligou. Este era o Guido Búrigo.
O mesmo que trabalhou para mudar e melhorar a sede da Associação Empresarial, que lutou e conquistou uma área para construção da nova sede do Batalhão de Polícia Militar, que representou a cidade na Federação das Industrias de Santa Catarina, presidiu o Criciúma Esporte Clube e até beliscou a política, possivelmente a frustração que levou consigo não ter obtido êxito.
A homenagem ao Guido Búrigo, que foi levado de maneira prematura aos 74 anos em virtude de uma leucemina descoberta tardiamente, provavelmente porque sempre priorizou os outros em detrimento de sí próprio. Ele deixa uma grande marca em Criciúma.
João Paulo Messer
Jornalista