CapaCidadeDigitalEconomiaEm focoMesser 20 anosPolíticaSaúde
Notícias

Nas entrelinhas de nova nomeação de Vaguinho

Sargento da PM indicado para dirigir órgão de trânsito em Criciúma

15 Dezembro 2024 | Domingo 11h32
Nada do que contém no mais recente anúncio do time de Vaguinho/Salésio para o mandato que inicia no dia 1 de janeiro em Criciúma é novidade. O que se pode notar, entretanto, que um fato ficou mais evidente. Trata-se do peso que o deputado estadual Júlio Garcia tem e terá na administração.
O aperto de mão com o Sargento Edno Carmelio Dutra que assumirá a Superintendência de Trânsito foi feito no escritório e na presença de Júlio Garcia.
Setores da oposição apostam que isso sinaliza um disntanciamento de Vaguinho do atual prefeito Clésio Salvaro. E alimentam esta tese oferencoa ainda detalhes na interpretação no Projeto de Lei que foi enviado à Câmara de Vereadores para ser apreciado nesta segunda-feira. Enxergam nele um perfil distante de Clésio.
Embora o Blog alimente essa curiosidade sobre a relação de Clésio e Vaguinho, não me parece lógica essa ruptura enxergada pela oposição agora. O que tem que se ver é que o deputado Júlio Garcia é o conselheiro de ambos, Clésio e Vaguinho. Nennhum deles fará nada sem pelo menos obter a consulta do experiente político que em fevereiro do ano que vem irá assumir a presidência da Assembleia Legislatlva. 
A NOMEAÇÃO
O Sargento da Polícia Militar, Edno Carmélio Dutra, estará à frente da Superintendência de Trânsito do município a partir do próximo ano. A Superintendência será instalada na região do Pinheirinho e significa a divisão de atividades hoje concentradas na Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), órgão que funciona com muitas atribuições e dificuldades.
Outro fato relevante é que a base desta unidade será instalada na região do Pinheirinho, considerado ponto estratégico, pois é uma região que tem muitos problemaas de segurança pública. Suentende-se que embora o órgão seja de trânsito a presença física fardada mostrará a presença de autoridade na área. Vai ter muito "girflex" na área.
O Sargento conta com 31 anos de carreira na segurança pública, onde atuou no Tático de Criciúma, com passagens pela Força Nacional, integrando a equipe que realizou operações no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Ele fez parte da equipe que fez a segurança do Papa Francisco, durante a sua visita no Brasil e tem experiência em operações internacionais, tendo sido reconhecido pela ONU como um dos 12 melhores policiais do país.
Parece que o entendimento do novo governo é que o trânsito virou mesmo um caso de polícia.os congestionamentos nas principais vias da cidade.
João Paulo Messer
Jornalista